O FI Group, referência como consultoria multinacional de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), apresenta mais uma iniciativa de fomento à democratização do acesso a informações fiscais, a “Solução Digital Lei de TICs”, um aplicativo voltado para conhecimento e gestão da Lei de TICs (Leis 8.248, de 23/10/1991 e 13.696, de 26/12/2019).
O lançamento traz consigo a robustez conquistada a partir dos desenvolvimentos anteriores das soluções digitais Lei do Bem e Financiamento. Esses processos permitiram que o aplicativo da Lei de TICs chegue aos usuários com tecnologias mais completas, estrutura de bancos de dados mais volumosa e otimização em métodos e processos, resultando em uma aplicação mais moderna, rápida e confiável.
A ferramenta online simplifica a gestão integrada de todas as etapas necessárias para controle, cálculo, comprovação e aproveitamento do benefício.
O que é a Lei de TICs?
Essa legislação é um mecanismo do Governo Federal para incentivar investimentos em inovação no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para indústrias brasileiras com produção fundamentalmente nacional.
Ela se destina a todas as empresas de hardware e automação que investem em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), comprovem regularidade fiscal, sejam produtoras de algum item cuja Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) conste na lista de produtos incentivados pela Lei, cumpram o Processo Produtivo Básico (PPB) dos produtos incentivados, apresentem certificado de qualidade baseado nas Normas NBR ISO da série 9.000, programa de participação nos lucros ou resultados PLR e estejam sob regime de apuração no lucro real ou lucro presumido.
Motivações e desenvolvimento do aplicativo
Ao identificar elevados tempos de revisão e ajustes nas análises do faturamento incentivado de seus clientes, o FI Group iniciou uma pesquisa por alternativa que pudesse solucionar esses problemas. Essa busca partiu da necessidade de precisão nesse processo e deu origem ao app Solução Digital Lei de TICs, que tem como principal característica a capacidade de permitir maior padronização dos Dados trabalhados para o incentivo, que é um dos mais completos e exigentes no Brasil.
De acordo com o gerente de Tecnologia do FI Group, Rafael Sato, a ferramenta online simplifica a gestão integrada de todas as etapas necessárias para controle, cálculo, comprovação e aproveitamento do benefício. “O alto volume de Dados trabalhados para identificar e calcular a base de faturamento incentivado exige muito cuidado e prudência durante os estudos, gerando planilhas que demandam um nível de atenção elevado, aumentando, consequentemente, chances de erros ou inconsistências, que geravam uma série de revisões e retrabalhos. Ao desenvolver o aplicativo, foi possível mitigar estes riscos e otimizar os tempos de análise e validação, proporcionando mais eficiência e confiabilidade ao processo”, explica o executivo.
O controle preciso sobre os faturamentos incentivados, responsáveis por gerar o valor de obrigação e crédito financeiro, é um dos maiores desafios durante o processo de declaração. “Caso sejam calculados e controlados de maneira indevida, eles podem comprometer todo o incentivo da empresa no período em questão e até resultar em sanções mais severas. A falta de rastreabilidade refinada nos investimentos em PD&I também é um obstáculo para esses trâmites, por tornar as justificativas e comprovações mais robustas na entrega da documentação”, detalha o Gerente.
Pensando em maneiras de solucionar essas demandas, diversas tecnologias avançadas foram utilizadas para desenvolver as funcionalidades do aplicativo com características únicas e intuitivas, priorizando as mais recentes e seguras disponíveis no mercado. Para levantamento de requisitos e detalhamento de todas as aplicabilidades, mais de cinco áreas distintas do FI Group foram envolvidas, como Consultoria, Inovação, Produtos, Digital, UX/UI e Marketing.
O desenvolvimento da Solução Digital Lei de TICs teve início no segundo semestre de 2023. Já em janeiro de 2024, as equipes de consultoria receberam acesso à primeira versão do app, permitindo validar todos os cálculos de faturamento e obrigações gerados no período. No último ano, o foco do projeto seguiu nas otimizações dos módulos lançados, no desenho e desenvolvimento dos módulos seguintes.
As principais funcionalidades do aplicativo são a gestão de produtos e modelos incentivados, o controle de faturamento, o cálculo de obrigação e crédito financeiro e a gestão técnica de projetos de PD&I. Em breve, serão inseridos na plataforma os módulos de gestão financeira dos projetos.
Impacto no mercado e futuro
A companhia estima que o aplicativo registre nos primeiros meses centenas de usuários ativos, e que alcance a casa dos milhares em até dois anos. Essa disseminação se dá, principalmente, pelos diferenciais da ferramenta, como a padronização, a rastreabilidade, a segurança e a confiabilidade em todas as etapas.
“O sistema possui diversas regras de validação, comparação e análise, gerando relatórios e alertas ao usuário de acordo com a necessidade, tornando o trabalho operacional quase instantâneo e permitindo que o usuário consiga avaliar com mais calma e clareza os Dados obtidos. Com o aplicativo, a gestão e transparência de todo o processo de cálculo de faturamento incentivado, obrigação e potencial de crédito financeiro dos clientes se tornou mais eficiente”, reforça Sato.
Com esse lançamento, a empresa espera otimizar e facilitar o acesso ao incentivo da Lei de TICs, entregando uma ferramenta capaz de abrir as portas do benefício desta lei à qualquer empresa elegível para seu uso e otimizar o controle em empresas que já possuem a gestão consolidada do incentivo.
Ações futuras
Mesmo com a estreia do aplicativo, o FI Group já está investindo em outra solução voltada para o Programa Mover, além de desenvolver constantemente melhorias e otimizações nas Soluções Digitais disponíveis (Lei do Bem e Financiamento).
A empresa pretende elevar o investimento destinado à PD&I em 15%, contemplando a manutenção e evolução das soluções já existentes e disponibilizando novas, além de seguir investindo cada vez mais na equipe por trás desses projetos. Apenas em 2024, a empresa investiu R$ 3,2 milhões nessa frente, direcionando recursos para a expansão de sua equipe técnica especializada, o fortalecimento das áreas de desenvolvimento, gestão de produtos, ciência de dados e Inteligência Artificial (IA), além do aprimoramento e criação de tecnologias que impulsionem a eficiência e os resultados de clientes e colaboradores.
“O FI Group segue trabalhando para facilitar o acesso, controle e gestão dos incentivos fiscais para as empresas, com o objetivo de fomentar cada vez mais a inovação no Brasil, pois isso representa progresso e competitividade para o País no que diz respeito à PD&I”, conclui Rafael Sato.
Fonte: InforChannel